As tabelas de excel da vida
Tenho colegas de trabalho que têm mapas de excel para várias coisas. Principalmente despesas. Mas o excel serve para tudo. Organização é a principal palavra. Mapas de excel para as despesas de casamento, mapas de excel para as despesas com a mota, mapas de excel para as despesas com o futuro filho. Adoro este tipo de organização e controlo. Saber sempre o que se gasta e com o quê. Eu nunca sei para onde desaparece a maior parte do dinheiro. Ou melhor, sei. Como-o! Mas especificamente em quê. É difícil perceber.
Oh pá, e eu admiro esta organização. Gostava de conseguir ser metade assim. Já tentei fazer ementas para a semana e realmente descobri que é mais fácil gerir a comida que temos e isso também ajuda a prevenir gastos desnecessários. E é muito mais fácil para não perder tempo. Tira-se logo no início do dia do congelador o que se vai cozinhar à noite. Simples. Pois, seria. Se eu seguisse as ementas.
A última tentativa que fiz nesta coisa da organização foi ter uma aplicação para registar os gastos diários. Ao fim do mês consegue-se ter noção onde se pode poupar. Mas e registar? Ah e tal porque foi um café, ou porque fui à padaria e gastei 4,57€ e não registei. Quando vou a ver já foram não sei quantas transações sem registo. Depois perde-se o fio à meada que é como quem diz: perde-se o rasto ao dinheiro. E digo assim: para o mês que vem é que vai ser.
Eu acho que isto é assim: ou se é organizado ou não. Eu até sou mas é só de vez em quando e para o que quero. Ou seja, não sou. Sou muito metódica mas é para determinadas tarefas, não o consigo ser sempre. E é difícil incutir este novo estilo de vida como é difícil mudar hábitos alimentares ou incutir a disciplina do exercício regular.
Mas ainda não perdi a esperança e, de certeza, que não irei conseguir ter mapas de excel para várias partes da vida, nem fazer álbuns do ano com fotos de eventos do ano, mas a introdução de melhorias tem que ser uma realidade. O planeamento tem que começar a ser mais rigoroso e cumprido.
Este foi um ano de mudança e, por isso, acredito que também neste sentido vou conseguir melhorar.
Excel, estou contigo!