Entrevistas de Emprego: A Excelente
Esta coisa de fazer recrutamento tem muitas coisas más, muitas surpreendentes e, muito raramente, algumas coisas boas. De entre as coisas boas que passaram por mim destaco as pessoas que ficaram até hoje e que guardo bem cá dentro (olha a lamechiche e pára com isso). Entre elas, a Excelente.
A Excelente foi aquela pessoa que, desde o primeiro telefonema, sempre disse excelente a tudo (claro, senão porque é que eu a iria chamar de Excelente?). Era sobre horários, era sobre condições de trabalho, era sobre o ordenado. A pessoa estava a adorar tudo. Como raramente tinha este feedback confesso que fiquei um bocadinho apaixonada ainda sem sequer ter visto a pessoa. Por isso chamei-a para entrevista e a verdade é que a recrutei. A Excelente é boa pessoa e corresponde a tudo o que é pedido. Só lamento tê-la desapontado em algumas situações, mas nem tudo depende de mim.
A verdade é que se tivessemos mais pessoas assim os processos de recrutamento eram tão mais fáceis. E perguntam vocês qual a diferença entre a Excelente e as outras pessoas todas que não foram selecionadas. Bem, a grande diferença tem a ver com a vontade de trabalhar. A Excelente quer trabalhar, não está cá para brincar e nem sequer tem idade para andar a passear a farda de trabalho. Só isso já ajuda muito.
A Excelente é também de uma geração habituada a batalhar muito para conseguir emprego. E de uma geração que não fica à espera que os pais a sustentem até ter idade para a reforma. Por isso, a Excelente mete mãos ao caminho e arregaça as mangas. Não cria problemas onde não existem à partida e não é idealista. As coisas são como são e pronto. Se puderem ser melhores, excelente. Se não, oh pá, vamos trabalhando o que temos para o tornar excelente também. Eu também penso assim e, por isso, me identifiquei tanto com a Excelente.
Por isso, Excelente, mantém-te assim que vais ver que a vida te corre bem. Eu, por cá, espero continuar a acompanhar-te (lamechiche no ponto máximo).
P.S. Para as outras miúdas que não referi mas que ainda cá continuam vocês também são excelentes. E para serem ainda mais comecem a ler o meu blog com regularidade. Pode ser que um dia também escreva um post sobre vocês.